Massa caseira: diversão e qualidade!

Durante a quarentena, uma das coisas que mais me diverte é a cozinha.

Passo bastante tempo experimentando, criando, errando e acertando. É muito legal!

Dentre meus experimentos preferidos está a massa caseira. Tagliatelle, linguini, massa para lasanha… Você acredita que a base é a mesma? O que muda é a espessura e corte, que pode ser feito à mão ou numa máquina super baratinha.

Inicialmente, fazia com o rolo grande de macarrão. Descobri que é um ótimo substituto para os exercícios nos braços (risos). Depois, peguei com minha tia uma máquina para abrir e cortar massas e ficou muito mais fácil. Faço ao menos uma vez na semana.

Adoro sovar a massa e curtir todo processo. É gratificante e, com certeza, mais saudável que ingerir massa industrializada.

Pesquisei bastante até encontrar a que melhor atende e se aproxima muito da original.

Receita

Abaixo, minha receita de massa caseira e o passo à passo até o cozimento.

Ingredientes: 

  • A cada 100 g de farinha, 1 ovo grande levemente batido.
  • Uma pitada de sal
  • Farinha para polvilhar na mesa e abrir a massa

Misture todos os ingredientes de maneira que fique homogênea. 

Vele ressaltar que, se o ovo for pequeno, a massa pode não atingir o ponto. Eu bato levemente mais um ovo e vou acrescentando os poucos a massa, misturando até obter a consistência ideal. 

Enrole a massa em papel filme e deixe repousar por 30 minutos em temperatura ambiente. Acredite: isso faz com que a massa fique muito mais fácil de trabalhar.

Com o rolo

Após este tempo, em uma superfície enfarinhada, abra a massa. 

Lembre-se de passar farinha dos dois lados e ir virando conforme for passando rolo. 

Ao chegar a espessura de 2 milímetros, corte no tamanho que preferir. 

Com a máquina

Em uma superfície enfarinhada, abra um pouco a massa com as mãos e, em seguida, comece a abri-la, gradativamente na máquina, até atingir a espessura ideal. Na que possuo em casa, tem a numeração de 1 a 10. Mas nunca precisei passar da 5. Fica incrível! 

É importante lembrar de passar farinha dos dois lados cada vez que for passar novamente na máquina.

Continuando… 

Em seguida, coloque a massa já cortada para perder água, secar.

Algumas vezes penduro no varal, outras uso uma grande peneira e espero algumas horas. Quando ela fica bem durinha, separo em porções (de 100 a 150 gramas por pessoa) e guarde na geladeira até momento de usar.

Encontrei alguns artigos na internet que afirmam que esta massa pode ser congelada por até 3 meses. Confesso que nunca testei. Como em casa somos dois, faço aos poucos. Então não preciso guardar por tanto tempo.

Bom apetite! 

Dica

Se não quiser ter todo este trabalho e estiver desejando uma massa caseira super especial, conheça o trabalho do Farol da Praia on line. Eles fornecem, semanalmente, massas caseiras de excelente qualidade e pães incríveis para sua casa ou evento, com preço super acessível. 

Clique no anuncio e saiba mais!

 

 

Kassia Luana

Atua na área de Comunicação há mais de 15 anos.

É escritora, empresária e diretora do Porto Seguro Gastronomia.

leia também

Mix de legumes e verduras ao forno

Sempre gostei de pratos rápidos, saborosos, e saudáveis. A maioria dos pratos aqui no Porto Seguro Gastronomia tenta unir as três coisas, porém este mix de verdura e legumes se supera...
Leia agora...

File de frango com salada tropical

Uma salada delicada, saborosa e saudável para acompanhar um simples e saboroso filé de frango. Confira esta receita rápida e ideal para um almoço ou jantar leve...
Leia agora...

Almoço vegetariano rápido

Exagerou com o churrasco nesse fim de semana? A seguir confira uma receita saudável para você pegar leve...
Leia agora...