Apaixonado por pizza: bem vindo ao clube!

Não sei vocês, mas desde criança sou louca por pizza. Sobre a origem do prato, alguns dizem que tudo começou quando os egípcios resolveram misturar farinha com água. Outros dizem que os gregos é quem começaram com a história de assar massas preparadas com farinhas variadas em tijolos quentes. Mas a unanimidade é: os italianos à melhoraram e tornaram o prato uma paixão mundial.

Você sabia que os italianos amam tanto pizza que em Napoli, região onde o prato foi aperfeiçoado e imortalizado, existe desde 1982 a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana? A missão é promover a culinária e a tradição da pizza napolitana. Existe até um  estatuto preciso que normatiza as suas principais características.

Além disso, a pizza napolitana é protegida pela Comissão Europeia, junto com mais 44 produtos que têm o selo de "Especialidade Tradicional Garantida. Acho chique!

E foram eles que trouxeram esta maravilha para o Brasil através dos seus imigrantes espalhados por todo país. O amor do brasileiro pela pizza é tanto que desde 1985, no dia 10 de julho comemora-se o dia nacional da Pizza. Massa, não é? (desculpe o trocadilho… rs).

Na minha casa é tradição: ao menos uma vez por semana comemos pizza. Seja em restaurantes ou em casa, variamos das mais tradicionais às inovações propostas pelos estabelecimentos (ou pela minha mente super fértil). Mas devo confessar que, na minha modesta opinião, as tradicionais são as melhores: em especial, a Margherita (tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão). 

Receita

À seguir, compartilho com vocês uma receita de massa de pizza que sempre faço em casa. Obviamente, foge um pouco da massa original. Mas deve-se levar em conta a gramatura da farinha, a diferença do clima e da água também. Fica muito gostosa e é bem simples de fazer. Confira!

Ingredientes

  • 250g  de farinha de trigo
  • 1/2 colher (chá) de sal
  • 5g de fermento biológico seco
  • 125 ml de água morna
  • 1/4 de colher (chá) de açúcar
  • 5 colheres de azeite de oliva

Misture a farinha e o sal. Reserve. 

Amorne a água e dissolva nela o fermento. Em seguida, misture o açúcar. Abra um buraco no meio da mistura reservada e coloque a solução de água, fermento e açúcar que acabou de preparar. Não misture, só coloque no meio e aguarde por 30 minutos. De preferência, em um lugar morno.  

Observação importante: Este é um truque para a fermentação. Funciona mesmo.

Passados 30 minutos, adicione o azeite e trabalhe massa, como faz com pão caseiro. Faça uma bola com a massa e deixe descansar por, no mínimo, uma hora.

Abra a massa em uma forma já untada com azeite passe o molho de tomate da sua preferencia e pre-cozinhe por 10 minutos à temperatura média. Retire do forno, recheie à sua preferência, e coloque para assar por cerca de 15 minutos.

Bom apetite!

 

 

Kassia Luana

Atua na área de Comunicação há mais de 15 anos.

É escritora, empresária e diretora do Porto Seguro Gastronomia.

leia também

Mix de legumes e verduras ao forno

Sempre gostei de pratos rápidos, saborosos, e saudáveis. A maioria dos pratos aqui no Porto Seguro Gastronomia tenta unir as três coisas, porém este mix de verdura e legumes se supera...
Leia agora...

File de frango com salada tropical

Uma salada delicada, saborosa e saudável para acompanhar um simples e saboroso filé de frango. Confira esta receita rápida e ideal para um almoço ou jantar leve...
Leia agora...

Almoço vegetariano rápido

Exagerou com o churrasco nesse fim de semana? A seguir confira uma receita saudável para você pegar leve...
Leia agora...